Planejamento

Planejar um casamento não é fácil. Muita coisa para contratar, para escolher, para degustar. Elaborei um roteiro baseado na preparação do meu casamento e na experiência que adquiri após mais de um ano de organização e de longas conversas com amigas noivas. Cada item tem algumas dicas para prestar atenção na hora de fechar o contrato. A ordem de alguns contratos pode variar, assim como período que deve ser contratado (depende de quanto tempo antes você começou a planejar). Esta é apenas uma orientação. Espero que ajude vocês a fazer o casamento dos sonhos!

PASSO A PASSO

1 – IGREJA
(de 10 meses a 1 ano antes)

Caso opte por uma cerimônia religiosa, reservar a igreja é a primeira providência a ser tomada (depois que já tiver a lista de convidados, claro). Ainda mais aqui em Brasília, que as igrejas estão cada vez mais disputadas. Se você não tem uma igreja que frequente ou uma de sua preferência, faça uma lista e vá junto com seu noivo fazer as visitas. É importante que os dois gostem da igreja.

  • Verifique se a igreja oferece o padre. Caso você tenha um padre escolhido, pergunte se a igreja aceita padre de fora (há casos que é preciso pagar uma taxa). E já entre em contato com o celebrante para reservar a data com ele. Os padres têm muitas atividades, às vezes fora de Brasília, e precisam se organizar.
  • Vá assistir um casamento na igreja escolhida, para analisar todos os momentos da cerimônia e ver se você realmente se imagina ali.
  • Se for dividir a igreja com outra noiva, já pegue o contato dela na secretaria da igreja. Ligue para ela e converse sobre a decoração da igreja, veja se entrarão em um acordo. Senão, mude de igreja.  
  • Analise a acústica da igreja. De que adianta um belo casamento se ninguém te ouvir direito?
  • Quanto maior a nave (corredor central), mais bonito o casamento. É lindo a noiva entrar.
  • Na minha opinião, a porta da igreja é o grande charme do casamento. O momento mais emocionante.

2 – LOCAL PARA RECEPÇÃO
(de 10 meses a 1 ano antes)


A busca pelo salão de festas do seu casamento deve ser simultânea a da igreja. Às vezes pode ser difícil achar uma data que concilie os dois lugares que você gostou.
Uma das coisas que deve ser levada em consideração é a distância entre a igreja e o salão da festa. O ideal é que seja o mais perto possível um do outro. Pense também no tipo de salão que você gosta. Com pista de dança em ambiente separado ou no mesmo ambiente; pé direito alto ou baixo; localização; buffet... Faça uma lista dos preferidos e vá visita-los.
  • Ligue para marcar de conhecer o local e pegar os orçamentos. Mas o melhor dia para visitá-los é aos sábados, quando estão decorados para algum evento. É muito diferente o salão vazio e decorado.
  • Procure saber o que cada local inclui: buffet, decoração, segurança, manobrista, brigadista, som e iluminação, limpeza dos banheiros, etc. Veja quais são os contratos de venda "casada", que são obrigatórios com empresas específicas. E faça a lista de tudo que você precisa contratar por fora; Calcule os gastos totais, pois às vezes um aluguel mais barato, mas com um buffet caro, pode não valer a pena.
  • Veja a real capacidade do local. De preferência vá ver o salão decorado para uma festa com o mesmo número de convidados que o seu. Veja se as mesas e cadeiras estão dispostas de maneira confortável. Melhor ter espaço sobrando do que ficar um convidado quase em cima do outro.
  • Tente conseguir na negociação do aluguel do salão a limpeza dos banheiros. Nada pior do que um banheiro em festa de casamento sujo. Se o salão não tiver, você terá de contratar.
  • Verifique se a casa tem gerador próprio incluso ou se você precisa alugar por fora. É uma coisa que pode ser uma surpresa para o bolso no final. E é importante ter, mesmo que em stand by.


3 – SALÃO DE BELEZA
(de 10 meses a 1 ano antes)
  • Os melhores são os mais disputados. Então, marcada a data, já pesquise o profissional de sua preferência e reserve.
  • Analise os trabalhos do profissional escolhido e veja se ele faz o seu estilo. Visite o salão e conheça o profissional, lembre-se que é preciso ter empatia.
  • Marque o horário no salão de forma que a previsão para ficar pronta seja 2 horas antes do horário de início da cerimônia, para caso haja algum atraso, você tenha tempo. Por exemplo, se o casamento vai começar 20h30, diga no salão que quer ficar pronta às 18h30.
  • Há pacotes de massagem, banho de banheira... Eu recomendo tentar contratar uma massagista para ir na sua casa (caso não tenha hóspedes) e você ir para o salão apenas a tarde. Fiz isso e a melhor coisa foi ficar com a família de manhã e almoçar em casa.
  • Para te acompanhar no salão no dia do casamento, escolha poucas pessoas (mãe, irmã ou melhores amigas) e somente aquelas que você tenha certeza que não vão te estressar.


4 – BUFFET
(de 10 meses a 1 ano antes)


Caso o buffet não esteja incluso no salão de festas, comece a fazer degustações. Quando tiver os preferidos, pegue referência de quem já foi em festas com o buffet. Veja como foi o atendimento, apresentação dos garçons, educação, se a comida estava quente, a bebida gelada.
  • Como esse é um dos contratos mais caros do casamento, quanto antes fechar poderá dividir em mais parcelas.
  • Veja o que inclui no buffet de bebida alcoólica e já calcule com o dono do buffet a quantidade de bebidas que você precisará levar. Porque ai você já pode ir comprando. Em caso de whisky e vodka pode pedir para amigos e familiares comprarem no free shop.
  • Veja a partir de quantos anos que cobra o buffet, no caso de crianças, por exemplo.
  • Pergunte qual a quantidade de convidados que um garçom é responsável. Nada pior do que um buffet mal servido.
  • No preço do buffet por pessoa, verifique se já está incluso a mesa posta – com suplats, taças coloridas e guardanapos. Isso pode ser uma coisa cara e que lá na frente sua decoradora vai querer.


5 – FOTÓGRAFO
(10 meses antes)


Um item muito importante, afinal, é o que fica do casamento.
  • Verifique o que o pacote inclui. O mais básico inclui as fotos da prévia, making of no salão de beleza, ensaio de solteiros do casal, cerimônia e festa de casamento.
  • Veja se ele vai te entregar as fotos do casamento em ALTA RESOLUÇÃO, mesmo as que não for usar no álbum.
  • Negocie brindes, como sessões extra de fotos, ampliações, mais fotos no álbum. O preço deles é mais ou menos o mesmo, vai ganhar o que te oferecer mais serviços.
  • Tem que rolar muita empatia com o profissional, pois ele ficará com vocês o tempo inteiro durante o casamento e ele precisa ter vontade de fazer seu casamento.
  • Observe a quantidade de fotógrafos que vai acompanhar sua festa. O mínimo são dois, senão não registra direito o evento.


6 – CERIMONIAL
(10 meses antes)


Um dos contratos mais difíceis, pois você vai confiar na mão dele a realização do seu sonho. Normalmente eles oferecem dois pacotes. Um é a assessoria completa, em que a pessoa te acompanha desde o início. Outro é só para a semana do casamento, mas quando você precisar, basta ligar. A escolha vai da necessidade de cada noiva.
É muito importante que você tenha uma ótima relação com seu cerimonial. Vocês precisam se dar bem, tem que ter muita empatia. Escolha aquele que rolar a melhor “química”.


7 – ESCOLHA DOS PADRINHOS E DAMAS
(8 a 10 meses antes)
  •  Faça a relação dos padrinhos do casamento e já faça o convite. Quem é de outra cidade precisa comprar passagem, as mulheres precisam pensar na roupa.
  • Dê preferência para familiares, pois são para a vida toda.
  • Cuidado ao convidar amigos para serem padrinhos, o faça apenas se forem amigos muito íntimos e de longa data. Nada pior do que convidar um padrinho e depois brigar com ele, hehe.
  • Já as damas e pajens, dê preferência para as crianças da família e de amigos muito próximos. Não convide quem não conhece, porque além de correr o risco da criança não entrar, você ainda corre o risco de esquecer quem era com o passar dos anos. O ideal é construir uma história.


8 – FILMAGEM
(8 a 10 meses antes)


Tem gente que não acha importante, mas é sim. Mais para os noivos do que para qualquer pessoa. É bom para ter um registro do casamento.
  • Ao conversar com o profissional, o principal é saber quantos câmeras vão acompanhar o casamento.
  • A escolha deve ser pelo estilo de edição. Tem alguns que fazem o básico, outros investem num trabalho mais cinematográfico.


9 – DJ, SOM E ILUMINAÇÃO / ATRAÇÃO MUSICAL
(8 a 10 meses antes)
  • Esse é um contrato que parece barato, mas que pode te pegar de surpresa. Isso porque ele não inclui apenas o DJ, mas também a iluminação decorativa, que é essencial e cara. Quando for fechar o local, já pergunta se o DJ é obrigatório (alguns são) e já pesquise o preço dos pontos de luz. Quem vai dizer a quantidade necessária é seu decorador, de acordo com a decoração que for fazer no salão. Não precisa exagerar, é apenas para dar um charme.
  • Música boa é um dos pontos principais do casamento. Lembre-se que a festa é para pessoas de todas as idades e gostos musicais, por isso, não coloquem apenas músicas que vocês gostam. É preciso agradar mais gente para manter a pista de dança sempre cheia. E os noivos precisam ficar o tempo inteiro na pista, pois eles são a energia do casamento.
  • Pense na possibilidade de alguma atração musical ao vivo. É legal pois dá um ritmo diferente para o casamento, mas não é essencial. Um bom DJ faz o trabalho direitinho. Mas já comece a pesquisar caso tenha interesse.


10 – DECORAÇÃO DA FESTA
(8 meses antes)


Mesmo que você ainda não faça idéia de como vai querer a decoração da sua festa, é importante começar a visitar os profissionais e pelo menos escolher a pessoa que fará a decoração. Este também é um contrato caro e é bom fechar com antecedência para conseguir dividir o valor. Você fecha o contrato, paga um pacote mais ou menos básico, e depois, com uns três meses de antecedência, começa a discutir com o decorador os detalhes. Até lá, vai pesquisando fotos, visitando salões todo final de semana, até achar um estilo que combina com você. É importante que a festa tenha a sua cara.


11 – MÚSICA DA CERIMÔNIA
(8 meses antes)


Mesmo que o repertório ainda não esteja definido, melhor já fechar com o grupo musical que vai tocar na cerimônia de casamento, para reservar a data com ele. Até lá, vai pesquisando todas as músicas, cuidando para que o casamento fique em harmonia musical.


12 – LEMBRANÇAS
(8 meses antes)


Convidados: vá pesquisando se vai oferecer algum tipo de lembrança, como sandálias, latinhas com balinha, etc. Tem uma infinidade de opções, vai pesquisando pela internet.


Padrinhos e madrinhas: é uma forma de agradecer a participação deles. Tem gente que entrega durante a festa, eu particularmente acho melhor entregar antes. Ou junto com o convite ou na véspera do casamento.


Damas e pajens: as crianças merecem uma recompensa, hehe. Opte por algum brinquedo ou doce (dependendo da idade).


Pais e avós: normalmente eles têm uma participação muito especial no casamento.


13 – DECORAÇÃO DA IGREJA
(6 a 8 meses antes)


Mesmo que não vá definir agora como será a decoração, é bom já fechar para garantir a data do decorador. Veja se durante a negociação consegue o buquê da noiva, buquê das daminhas e as lapelas do noivo, pais e padrinhos.


14 – VESTIDO DA NOIVA E ACESSÓRIOS
(6 a 8 meses antes)


É quando cai a ficha de que vai casar!
Depois de já ter pesquisado na internet, olhado milhares de revista, chegou a hora de experimentar os vestidos. Prove de todos os modelos e tipos, para ver qual fica melhor no seu corpo. Se você se apaixonar por algum, alugue. Caso contrário, mande fazer um como nos seus sonhos!


15 – BOLO, BOMBOM, MAQUETE DO BOLO E BEM CASADO
(6 a 8 meses antes)
  • Faça todas as degustações. Leve sempre mais 2 pessoas com você, para trocarem opiniões. Não coma o bombom inteiro, apenas um pedacinho, senão já enjoa no quarto bombom.
  • Você pode fechar cada um dos itens com um profissional diferente. Por exemplo, bolo e bombom com um, bem casado com outro. O importante é estar satisfeito.
  • Faça as degustações antes de começar a dieta para o casamento, hehe.


16 – CURSO DE NOIVOS
(8 meses antes)


Se vão casar na Igreja, precisam fazer o curso de noivos. Eu recomendo o da Perpétuo Socorro. Dura um sábado a tarde e um domingo de manhã. É super gostoso, bem divertido, leve, com muitos casais. Adoramos.


17 – SEGURANÇA, MANOBRISTA E BRIGADISTA
(6 a 8 meses antes)


Caso o salão de festa escolhido não tenha em seu contrato esses itens, você terá de contratar por fora.
  • Em relação ao contrato de segurança, cuidado com empresas baratas. Antes de fechar, verifique se a empresa escolhida tem cadastro da Secretaria de Segurança Pública do DF e se está apta a realizar esse tipo de evento.
  • A mesma dica vale para o brigadista. Veja se a empresa é cadastrada no Corpo de Bombeiros do DF e se os profissionais têm certificado de curso de brigadista.


18 – LUA DE MEL
(6 a 8 meses antes)


Comece a pesquisar os lugares que pretendem ir na lua de mel. Não esqueçam de levar em conta a temperatura do local.
  • O ideal é uma viagem em que possam se curtir, sem aquele desespero de visitar mil cidades em poucos dias. É uma viagem diferente de todas que já fizeram, pois estarão com calma, curtindo um ao outro. O ideal é um lugar mais tranqüilo, já que virão de uma maratona de preparativos.
  • Em caso de viagens para o exterior, fiquem atentos a validade do passaporte e caso a cidade escolhida exija vistos, eles precisam ser providenciados.
  • Caso seja possível, o ideal é viajar dois dias depois do casamento, para que consigam curtir a família no dia seguinte e não estarem tão cansados na hora de embarcar pra viajar.
  • O tempo ideal de viagem é de 15 dias. Depois disso você já começa a ficar ansiosa para organizar sua casa nova.


19 – CARRO DOS NOIVOS
(4 a 6 meses antes)


Tente negociar com a empresa de manobrista o carro da noiva. Caso não tenha, pesquise as empresas. Você precisa de um motorista para te buscar no salão de beleza, te levar para o local onde vá se arrumar (um hotel, por exemplo), te levar para a cerimônia, levar os noivos para a festa e depois levá-los para a noite de núpcias. Tem gente que contrata carros chiquérrimos, mas depende de cada um. Na minha opinião, basta um carro para te levar. Se tiver um motorista da família, resolvida a questão.


20 – CONVITE
(4 a 6 meses antes)
  • Veja se vai fazer outras coisas, como cardápio, cartões de agradecimento, etc. O preço pode cair quanto maior for a quantidade de produtos.
  • A entrega deve começar com 45 dias de antecedência do evento. Logo, calcule para que o convite fique pronto de 2 a 3 meses antes do casamento, especialmente se tiver muitos convidados de fora e precisar usar os Correios. Todos os convites devem estar entregues quando faltar três semanas para o casamento.
  • Não coloque a lista de presentes no convite, está fora de moda. Espere a pessoa perguntar ou faça um site com essas informações.
  • Hoje em dia está usando escrever os convites de forma bem informal, dá uma proximidade com o convidado. Usar “Ao tio”, “Ao padrinho”, “Ao amigo” é muito carinhoso.


21 – FORMINHAS
(4 a 6 meses antes)


É um item que deixa a mesa do bolo muito bonita. Não precisa ser a mais cara de todas, mas precisa pelo menos de metade dos bombons estarem com forminhas bonitas. Converse com seu decorador.


22 – VESTIDO DAS DAMINHAS
(4 a 6 meses antes)


Visite as lojas de vestido de damas. Pense no conforto da criança ao usar aquele vestido. Caso seja possível, combine com a mãe da criança para ir com você.


23 – ROUPA DO NOIVO E DOS PAJENS
(4 a 6 meses antes)


Caso o noivo for alugar a roupa, tente conseguir um desconto nas roupas de pajens.


24 – PAPÉIS CARTÓRIO E IGREJA
(3 meses antes)


Com 90 dias de antecedência, você deve dar entrada no Cartório da papelada do casamento. Acompanhada do noivo e de duas testemunhas, vá ao cartório. Depois da documentação pronta no cartório, você leva para a igreja mais próxima da residência da noiva. Só depois pede a transferência para a igreja do casamento.


25 – LISTA DE PRESENTES
(2 meses antes)


Primeiro faça a lista do chá de panela. Depois vá fazer a do casamento. O ideal é que quando começar a entregar os convites, a lista já esteja nas lojas.


26 – POLIMENTO DAS ALIANÇAS
(2 meses antes)


Levar as alianças para polir e gravar o nome/data. Ligue na loja e veja quanto tempo eles demoram para fazer o processo. Algumas lojas precisam mandar para outra cidade, o que atrasa o processo.


27 – DEFINIÇÕES FINAIS
(2 meses antes)


Contratos fechados, perto do casamento é preciso definir alguns detalhes:
  • Definir decoração
  • Escolher o cardápio do casamento
  • Definir as músicas da cerimônia


28 – CHÁ DE PANELA / CHÁ-BAR
(1 a 2 meses antes)


Atualmente está usando muito e eu acho mais interessante fazer o Chá-bar, pois você reúne as duas famílias e os amigos, em uma prévia do casamento. É quando você tem a oportunidade de fazer algo descontraído, sem as formalidades, como no casamento.
Deixe as brincadeiras por conta das amigas.


29 – HOTEL NOITE DE NÚPCIAS
(1 mês antes)


Fazer a reserva do hotel que vão passar a noite de núpcias. Isso é papel do noivo, hehe!


30 – MARCAR PRÉVIA CABELO E MAQUIAGEM
(1 mês antes)


Mesmo que não for fazer a prévia de fotos, é importante pelo menos fazer a prévia do cabelo, para que você se sinta segura em relação ao cabelo no dia do casamento. Marque para a semana anterior ou até mesmo a mesma semana do casamento. Para isso, tem de agendar um mesmo horário com o fotógrafo e filmagem. E, caso vá fazer as fotos, tem que combinar com o estilista do vestido também.


31 – CHÁ DE LINGERIE E DESPEDIDA DE SOLTEIRA
(duas a três semanas antes)


Chegou a hora de se divertir com as amigas. Nada de convidar mãe, sogra ou tias para este evento. É um evento para as amigas e primas mais próximas. Escolha um lugar bem animado para irem dançar e se divertir.
Combine com o noivo para ele sair com os amigos no mesmo dia. Assim, não dá briga, hehe.


32 – MARCAR SALÃO
(duas a três semanas antes)


Marque o salão que está acostumada a fazer a depilação. E decida onde vai fazer as unhas.
Caso queira, faça uma limpeza de pele, mas só se tiver acostumada a fazer.


33 – FAZER A MALA DA LUA DE MEL
(10 dias antes)


Já comece a separar as roupas que vai levar para a lua de mel. Coloque para lavar o que for preciso. A mala precisa estar pronta pelo menos 2 dias antes do casamento, para que isso não seja uma preocupação no dia da viagem.


34 – DIA DO CASAMENTO


Procure fazer uma massagem relaxante, não se preocupe com nada, entregue nas mãos dos profissionais. Almoce algo leve e faça lanches a tarde, senão vai cair dura na porta da igreja com fome.


Aproveite cada segundo do GRANDE DIA!


E SEJAM FELIZES PARA SEMPRE...